“Felicidade são experiências de prazer e propósito ao longo do tempo.” Paul Dolan - cientista comportamental
Nós seres humanos vivemos perseguindo um ideal de felicidade e para a grande maioria, parece impossível que o ambiente de trabalho esteja relacionado a esse ideal. Reclamamos da segunda-feira e comemoramos a sexta...
Para a grande maioria, felicidade significaria estar sempre "alegre", não ter problemas a enfrentar, com muito dinheiro e tempo livre sem limitações.
Se considerarmos as leis trabalhistas atuais para a aposentadoria convencional, passaremos 30 anos presos a essa realidade esperando um dia, que poderemos ter algum dinheiro e finalmente alcançar a felicidade.
As pesquisas atuais, mostram que se esse é seu ideal de felicidade, você já esta se afastando ainda mais dela.
Na definição de Paul Dolan, ele não fala apenas de "prazeres" mas também em "propósito da vida". Podemos chamar de "significado".
Se nosso trabalho tem um significado, estaremos mais próximos da felicidade e colaboradores se beneficiam com esse sentimento, as empresas com maior produtividade, criatividade e melhores resultados como um todo.
Esse não é o único elemento para garantir a felicidade corporativa, mas os indivíduos que não veem significado no seu trabalho, tendem a pedir demissão contribuindo com o aumento do turn over . Segundo a pesquisa McKinsey & Company com 13k colaboradores em diversos países, 31% dos colaboradores não veem significado em seu trabalho .
E como indivíduo, qual sua responsabilidade em relação ao seu propósito e seu trabalho?
Primeiramente, perguntar-se : qual seu propósito de vida? Quais são seus talentos? Quais atividades que quando você está envolvido, não vê o tempo passar?
E para as empresas: estamos promovendo um ambiente onde o colaborador pode desempenhar papeis onde seus talentos são valorizados? Os objetivos e metas da organização são claras a todos ? A liderança promove aos seu time estas condições?
Se condições de alto turn over, baixa produtividade, falta de engajamento são realidades em sua organização, talvez seja a hora de olhar com sinceridade ao tema.
Não sabe por onde começar?
Talvez não perceba, mas ao ler esse post, já deu o primeiro passo.